Ramiros - O ministro do Interior, Manuel Homem, apontou esta segunda-feira, em Luanda, o combate ao contrabando de combustível e à emigração ilegal como prioridade neste seu novo desafio na instituição.
Manuel Homem fez este pronunciamento na cerimónia de passagem de pastas, no Instituto Superior de Ciências Policias “Osvaldo Serra Van-dúnem”, na presença do ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado.
Segundo o ministro Manuel Homem, “para o êxito deste compromisso pretende contar com a colaboração máxima dos serviços de Investigação Criminal (SIC) e de Migração e Estrangeiros”.
Manuel Homem apresentou ainda como prioridade o combate ao garimpo de diamantes e exploração ilegal de madeira, além da melhorias de infra-estrutura da polícia, para que estes tenham maior rigor e desempenho nas suas actividades.
O mesmo falou também da melhoria da segurança pública, pedindo um maior diálogo e colaboração entre a polícia e os cidadãos, humanização e modernização dos serviços, bem como uma atenção especial ao crime organizado.
Neste contexto, o ministro salientou a necessidade de continuar a apostar na formação profissional e académica dos efectivos, na melhoria dos serviços de saúde, com a construção de novos centros de atendimento com várias especialidades, a extensão do sistema de vídeo vigilância em todo o país, bem como a modernização do sistema de segurança pública.
Durante a sua intervenção, o novo ministro apontou ainda a necessidade de uma especial aos domínios da Polícia de Guarda Fronteira e Polícia Marítima, como seguimentos essenciais para manutenção da segurança e ordem pública,
Perante os presentes, defendeu também maior apoio aos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB).
Por sua vez, o ministro cessante, Eugénio Laborinho, manifestou a sua disponibilidade para colaborar com o actual titular para que os projectos traçados sejam concretizados.
Já o ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, pediu a colaboração dos oficias comissários e superiores da Polícia Nacional (PN) para que as metas traçados pelo novo ministro possam ser alcançadas.
Manuel Homem foi nomeado pelo Presidente da República, João Lourenço, a 31 de Outubro do corrente como novo ministro do Interior, em substituição de Eugénio Laborinho.
Estiveram presentes na cerimónia de passagem de pastas membros do Conselho Consultivo do Ministério do Interior, oficiais comissários, oficias superiores, subalternos, agentes e quadros civis da instituição. AKA/SC