Cuanza-Norte – Um cidadão angolano, de 36 anos, presumível autor de seis crimes de violação e homicídio de idosas, em campos de cultivo, foi apresentado, hoje (segundfa-feira), pelo Serviço de Investigação Criminal, em Ndalatando.
O suposto criminoso, que confessou a autoria dos crimes, surpreendia as vítimas na lavra, no final do dia, quando estivessem insoladas.
De acordo com o porta-voz do SIC na provincia, Kituxi André , os casos ocorreram de Janeiro a Outubro deste ano.
O último, que aconteceu em finais de Outubro, a vítima foi uma anciã de 74 anos, que terá sido surpreendida quando saia da lavra, na zona do Horto Botânico do Kilombo.
Domingo (03), na tentativa de fazer mais uma vítima, o acusado, no final do dia, entrou para o matagal junto às bombas de combustível da Pumangol, na entrada da cidade, onde encontrou outra ancião, que conseguiu escapar e dirigiu-se ao piquet do SIC que capturou o suposto criminoso.
Sobre o "modus operandis" e motivações dos crimes, o porta-voz do SIC informou que o mesmo actuava ao cair da noite com o objectivo de satisfazer-se sexualmente mas para não ser reconhecido asfixiava as vítimas .
Em Fevereiro, o mesmo indíviduo já esteve detido no SIC por homicidio qualificado, mas foi solto pelo juiz de garantia com termo de identidade e residência.
Face aos casos de violação e homicídio em campos de cultivo, o porta-voz do SIC reforçou o apelo às camponesas a irem à lavra acompanhadas e a não sairem de lá muito tarde.
O acusado será apresentado ao Ministério Público e posteriormente ao juiz de garantia. IMA/YD