Lubango – A província da Huíla vai contar com uma nova barragem no rio Unene, a 14 quilómetros a Leste da Humpata, destinada a retenção, bombeamento e fornecimento de água ao Lubango e Chibia, cujas obras começam em Outubro de 2025.
Trata-se de uma estrutura com mil e 700 metros de comprimento, 32 de altura, 16 km de albufeira e com capacidade de bombear 32 mil metros cúbicos/hora, segundo revelou, nesta segunda-feira, no Lubango, o ministro de Energias e Águas, João Baptista Borges.
O gestor que trabalha na Huíla por dois dias, para avaliar a preparação das condições de implementação do projecto, disse estar a decorrer estudos “profundos” para a implementação do projecto, que devem estar concluídos dentro de oito meses.
Sem avançar o custo da obra, o ministro assinalou que será uma mais-valia para aquilo que são as necessidades do Lubango e Chibia.
Reforçou que este factor vai permitir, igualmente, que a partir desta barragem seja feita uma abdução para um reservatório regional à entrada da cidade do Lubango, que receberá, também, água do rio Caculuvale.
João Baptista Borges fez saber que estão, igualmente, em curso estudos para a construção de furos na comuna da Palanca (Humpata), para reforçar o mesmo sistema que abastecerá o Lubango.
O ministro avalia hoje, terça-feira a construção da subestação Lubango Leste, a extensão da linha de alta tesão de 220 KV Matala-Lubango e subestação de água no município da Chibia.
Após visita à Huíla, o ministro de tutela rumará para a província do Cunene com o mesmo objectivo. JT/MS