Lubango – As obras de extensão da linha de alta tensão do Gove (Huambo) à Matala (Huíla), iniciadas em Fevereiro do corrente ano, apresentam uma execução física na ordem dos 56 por cento, informou nesta segunda-feira, no Lubango, o ministro de Energia e Águas, João Baptista Borges.
O ministro, que falava à imprensa à saída de um encontro com o governador Nuno Mahapi, afirmou que é um trabalho que decorre com normalidade, dado que após a instalação dos postes, está agora em curso a colocação dos cabos condutores.
Para além da nova linha 220 KV Gove-Matala, assinalou que serão ainda instaladas duas novas torres na linha de 60 KV Lubango-Namibe, cuja conclusão está prevista para Dezembro de 2025, num investimento avaliado em 97 milhões, 366 mil, 880,90 dólares norte-americanos.
A conclusão do projecto, segundo o ministro, “será um pilar de desenvolvimento sustentável que transforma vidas, cria oportunidades e ilumina o futuro de milhares de angolanos, através de uma energia eléctrica limpa e fiável”.
Esse investimento, conforme o gestor, vai poupar 500 mil litros de combustíveis/dia usados nas centrais térmicas do Lubango e Moçâmedes, poupando perto de cem milhões de kwanzas a cada 24 horas.
O presente investimento na electrificação trará, como fez saber o ministro, um impacto à economia dos demais municípios por onde passará a linha, como é o caso de Chipindo, Chicomba, Caluquembe e Caconda, ambos do chamado “triângulo do milho”. JT/MS