Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Financiamento condiciona conclusão do troço Cuima/Cusse

     Economia              
  • Huambo • Terça, 06 Agosto de 2024 | 19h41
Troço Cuima/Cussi, na estrada nacional 350
Troço Cuima/Cussi, na estrada nacional 350
Zeferino Zinga-ANGOP

Caála – A previsão da conclusão dos trabalhos no troço Cuima/Cusse, na estrada nacional 350, retomada em Fevereiro último, depende da resposta do caderno de encargos e do financiamento, informou, esta terça-feira, o empreiteiro da obra, Rui Vasco.

O representante da Angolaca, empresa encarregue pelos trabalhos no referido troço, falava à imprensa durante uma visita do governador da província do Huambo, Pereira Alfredo.

Na ocasião, disse que a previsão da conclusão da empreitada, ainda, em “stand by”, está dependente do caderno de encargos e do financiamento.

Lembrou que desde Fevereiro último, altura da retoma da obra, estão a ser feitos os trabalhos de drenagem das águas pluviais, para além da boa parte já feita de pavimentação, que está pronta para receber a camada e a preparar mais alguns quilómetros de terraplenagem, de acordo com o previsto.

Por sua vez, o governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, disse ser um troço muito reclamado pela população que, embora tenha retomado em Fevereiro último, precisa da conjugação de mais esforços, para celeridade dos trabalhos.

Referiu tratar-se de uma linha importante não só por ligar as províncias do Huambo e da Huíla, mas, também, pelo facto de as comunidades locais e não só precisarem de maior mobilidade, para fortalecer as trocas comerciais e fomentar o desenvolvimento social e económico na região Centro/Sul do país.

Prometeu empenho em advogar na aceleração dos trabalhos, pois as duas regiões, têm empreendimentos importantes, que aguardam ansiosamente pela conclusão da obra.

O referido troço liga as províncias do Huambo (Cuima) e da Huíla (Cusse), num percurso de 65 quilómetros.

Trata-se de uma empreitada iniciada em 2017 e paralisada em 2019, onde foram asfaltados, na altura, 20 quilómetros de estrada e outros 20 tiveram a camada de base concluída.

Iluminação pública troço Huambo/Caála

Pereira Alfredo informou que, nos próximos dias, equipas estarão já no terreno para o devido levantamento, por se tratar de um troço com grande mobilidade urbana de, aproximadamente, 20 quilómetros, que tem tido muitos sinistros rodoviários entre os dois municípios.

Por conta da escuridão, explicou o governante, a via regista muitos assaltos à noite contra os estudantes e motoristas, que desejam ir às suas residências e na centralidade Fernando Faustino Muteca.

Informou que o Ministério da Energia e Água e a nível local existe um plano para a electrificação da província do Huambo, onde estão a ser mobilizados recursos, para assegurar a empreitada de iluminação das ruas e bairros, com foco no bem-estar da população.

Assegurou a mobilização de mais investimentos para o Pólo Industrial da Caála, actualmente, com quatro fábricas apenas, para resgatar a mística de produção que esta região do país já teve no passado.

Durante a sua jornada de trabalho no município da Caála, Pereira Alfredo reuniu com a Administração e com cidadãos de vários estratos sociais, para além de visitar infra-estruturas socioeconómicas, alguns dos quais reclamadas a favor do bem-estar das comunidades, como energia e água, educação, saúde e outros, que necessitam de soluções complementares.

Camponeses com mais fertilizantes

Noutra vertente, Pereira Alfredo, anunciou que a província do Huambo vai receber, nos próximos dias, um total de oito mil toneladas de fertilizantes, para o desenvolvimento da agricultura familiar e não só.

Adiantou que na semana finda a província recebeu mil 500 toneladas de fertilizantes, para preparar a próxima campanha agrícola, pois é desejo que o Huambo continue a assumir a sua condição de grande celeiro de Angola.

Os trabalhos em curso, segundo o governante, são as advocacias junto ao Ministério da Agricultura e Florestas, pelo facto de as comunidades locais estarem disponíveis em trabalhar a terra. ZZN/JSV/ALH





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+