Huambo – Vinte e quatro milhões 669 mil kwanzas foram arrecadados, em 2022, na província do Huambo, pelos Correios de Angola, através dos serviços de recepção e envio de encomendas particulares e institucionais, soube a ANGOP, esta segunda-feira.
A informação foi prestada pelo director da instituição, que abrange as províncias do Bié, Cuando Cubango, Cuanza Sul e Huambo (sede), Jorge Baião, ao referir que, em 2021, haviam sido arrecadados 20 milhões, 687 mil e 685 Kwanzas.
Segundo o responsável, o aumento das receitas deve-se, sobretudo, a reabertura dos serviços prestados pelos Correios de Angola, dois anos depois da suspensão por conta da pandemia da Covid-19.
Explicou que do valor arrecado, três milhões, 867 mil 131 Kwanzas resultaram do aluguer das caixas postais, tanto por instituições públicas e privadas, como por cidadãos singulares, enquanto as encomendas internacionais atingiram um milhão 491 mil 269 Kwanzas.
Acrescentou que os serviços de correios internacionais permitiram o encaixe de 432 mil e 46 Kwanzas.
Jorge Baião informou que nos serviços prestados, principalmente nas caixas postais, os clientes públicos e privados da região Centro-Sul do país contraíram uma dívida de quatro milhões de Kwanzas, o que tem condicionado a implementação de diversos projectos.
Disse que os maiores devedores se encontram na província do Huambo, com três milhões de Kwanzas, ao passo que os Bié, Cuando Cubango e Cuanza Sul repartem cerca de um milhão.
Para tal, disse estar a ser desenvolvido um trabalho pedagógico junto aos clientes para o pagamento da dívida, por ser um serviço de muita concorrência, que pode condicionar, em caso de suspensão do contrato, as compras on-line dos solicitantes.
O responsável lembrou que a província do Huambo possui instalações nos municípios do Bailundo, Caála, Huambo (sede) e Ucuma em boas condições infra-estruturais, a realizar os serviços de estafetagem personalizada, expresso nacional e internacional, cargas e logísticas, entre outros, ao serviço das instituições e dos cidadãos.
Como perspectivas para este ano, Jorge Baião apontou o desenvolvimento de acções que visam a atenção aos clientes empresárias e singulares, para a redução das reclamações nos serviços prestados, para além das parcerias com as empresas financeiras nos serviços de correspondentes bancários, para aumentar receitas locais.
Indicou, igualmente, a perspectiva do reforço de mais viaturas e motorizadas para os serviços de estafetagem e para a transportação dos produtos agrícolas em diversas localidades da região Centro-Sul do país, assim como a divulgação dos serviços virtuais e físicos prestados, para aumentar as mais de 900 solicitações anuais recebidas pela empresa.
Criados a 07 de Dezembro de 1797, os Correios de Angola prestam diversos tipos de serviços, entre tradicionais, designadamente o correio normal, azul, registado, empresarial e postal, enquanto os convencionais são apartados, taxa de circulação, internet, fax, digitalização e venda de recargas diversas.