Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) em parceria com o Fundo Monetário Internacional (FMI) apresentam, segunda-feira (28), o relatório sobre as perspectivas económicas regionais da África Subsariana, com o tema “Vivendo no Limiar”.
O relatório de periocidade semestral, publicado de Abril a Outubro de cada ano, é produzido pelo corpo técnico do FMI e apresenta as projecções e a evolução económica a nível da região, de acordo com a nota do BNA a que ANGOP acesso.
O documento incide em temas como, "Reforço da segurança alimentar na África Subsariana", uma abordagem que dá resposta à crise de segurança alimentar, além de recomendar políticas para melhorar a resiliência no contexto das alterações climáticas.
O relatório traz, de igual modo, assuntos ligados ao combate crescente da inflação na África Subsariana, buscando análise dos principais factores da inflação em toda a região, além de discutir elementos que podem dar resposta adequada à política monetária.
Outro tema é a questão da “Gestão da incerteza dos preços do petróleo e da transição energética”.
Este, analisa à volatilidade dos preços de exportação e as políticas para exportadores de petróleo que promovem uma transição mundial, que passa pelo abandono dos combustíveis fósseis.
A “Inovações em matéria de moeda digital na África Subsariana”, outro tema em realce, descreve os desenvolvimentos recentes nesta área em rápida mutação, além de abordar os custos e benefícios de vários instrumentos, actualmente, contemplados pelas autoridades na região, com realce para o dinheiro móvel, moedas digitais dos Bancos Centrais e criptomoedas.
No encontro serão aguardos representantes do Executivo, membros do Conselho de Administração e Corpo Directivo do BNA e do FMI, entre outros.