Luanda - O secretário adjunto de Recursos Energéticos do Departamento de Estado Americano, Geoffrey R. Pyatt, chega quarta-feira a Luanda, para participar do terceiro Diálogo de Segurança Energética (ESD) EUA-Angola.
Segundo uma nota da Embaixada de Angola nos Estados Unidos da América, a que ANGOP teve acesso, os diálogos abrangem objectivos de segurança energética, transição energética e descarbonização de Angola, incluindo minerais críticos.
De igual modo, apoia as ambições de Angola de maior acesso à energia e geração de energia.
Durante a sua estadia no país, de dois dias, Geoffrey Pyatt deverá manter encontros com os ministros dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e da Energia e Águas, João Baptista Borges, de acordo com o documento.
A nota sublinha que a visita reforça a cooperação histórica entre os Estados Unidos e Angola em questões energéticas, destacada pelos investimentos de 900 milhões de dólares dos EUA em energia limpa, finalizados na Cimeira Empresarial EUA-África, em Maio último, em Dallas, Texas.
Esta colaboração é fundamentada em visitas de alto nível a Angola pelo secretário de Estado, Antony Blinken, o secretário de Defesa, Lloyd Austin, a administradora da USAID, Samantha Power, o vice-secretário de Estado, Richard Verma, e a Presidente do EXIM, Reta Jo Lewis, lê-se. VC