Luanda – Uma declaração de parceria para troca de boas práticas no âmbito das missões empresariais foi assinada, segunda-feira (27), em Lisboa, entre a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX) e a sua congénere portuguesa AICEP.
Rubricado pelos presidentes dos conselhos de administração, Arlindo Rangel, pela parte angolana, e Filipe Costa, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), o acordo visa “aperfeiçoar” os mecanismos de cooperação entre ambas, segundo a que a ANGOP teve hoje acesso.
Na ocasião, o gestor da AIPEX disse que reforço da parceria marca um forte compromisso entre as duas instituições, bem como na cooperação entre os respectivos países.
Por sua vez, Filipe Costa sublinhou o histórico das relações, considerando-o longo e em permanente aprofundamento.
Uma delegação da AIPEX trabalha em Portugal desde segunda-feira, constando do seu programa, entre outras actividades, visitas ao Complexo Industrial e Logístico de Sines e seus projectos em curso no Porto local, incluindo encontros com os dirigentes da AICEP Global Parques, da Zona Industrial e Logística de Sines.
Segunda-feira, a comitiva angolana participou de uma mesa-redonda sobre os desafios de boas práticas nos sectores agro-alimentar e das infra-estruturas e “testemunhou” a apresentação das principais conclusões do estudo sobre a experiência de promoção da exportação e atracção de investimento nestes dois Estados.
A acção conta com o apoio da Facilidade de Diálogo União Europeia-Angola, tendente ao reforço de políticas públicas na área do crescimento económico e desenvolvimento sustentável, bem como apoiar o esforço de diversificação económica do país. OPF/VC