Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Triunfo dos Palancas e Lei Antidopagem marcam noticiário desportivo  

     Desporto              
  • Luanda • Domingo, 09 Junho de 2024 | 19h09
Selecção Nacional de Futebol de Angola
Selecção Nacional de Futebol de Angola
DR

Luanda - A vitória de Angola sobre Eswatini, por 1-0, em Luanda, em jogo do Grupo D de apuramento da Zona África para o Campeonato do Mundo de 2026, a decorrer nos Estados Unidos, no Canadá e no México, figura entre os destaques do noticiário desportivo da semana na ANGOP.

O único golo da partida, disputada no Estádio 11 de Novermbro, foi marcado por Mabululu (2´), após assistência de Gelson Dala. Angola ocupa agora a terceira posição da série, com cinco (5) pontos, enquanto o Eswatini continua sem pontuar.

Os Palancas Negras, designação oficial da selecção angolana, voltam a jogar na próxima terça-feira, com os Camarões, também no Estádio 11 de Novembro, para a quarta jornada das eliminatórias, procurando a segunda presença no Mundial, depois de 2006, na Alemanha.

Ainda dos sete dias, no cenário parlamentar, a Assembleia Nacional (AN) aprovou, por unanimidade, a alteração pontual da Lei de Antidopagem no Desporto, para se adequar às exigências das entidades internacionais reguladoras da matéria.

O documento foi aprovado com 162 votos a favor, nenhum contra e sem abstenção, numa reunião extraordinária do Parlamento.

No basquetebol, o Interclube revalidou, em Luanda, o título de campeão nacional sénior feminino (Liga Azule2024), ao vencer o 1º de Agosto, por 61-60, no terceiro jogo dos “play-off" da final, a melhor de cinco partidas.

Ao intervalo do desafio, disputado no Pavilhão do Kilamba e bastante equilibrada do princípio ao fim, a equipa da “polícia” perdia, por 23-28, depois de vencer o primeiro quarto, por 15-14.

No cômputo geral, o Interclube, treinado por Elisa Pires, venceu o primeiro jogo por 60-56, o segundo (73-71) e o terceiro (61-60), totalizando três resultados positivos.       

Em cadeira de rodas, o Clube Desportivo Ngueto Maka, da província do Uíge, sagrou-se, em Luanda, campeão nacional sénior masculino da especialidade, ao vencer o Obra Social da Maxinde (Malanje), por 40-29, em jogo decorrido no pavilhão da Cidadela.

Com este triunfo, o Ngueto Maka conquistou o quarto título. Nos três primeiros, o conjunto denominava-se Misto do Uíge, que foi tricampeão (2021, 2022 e 2023).

Após a prova, também foi anunciado, o angolano Basil Kululendila, residente na Suíça, como tendo rubricado um acordo com o Comité Paralímpico Angolano (CPA) para liderar as selecções nacionais de basquetebol em cadeira de rodas de Sub-23 e de honras. O substituto de Moniz Marques, inicia imediatamente as funções.

No andebol, realce ausência de Isabel Guialo “Belinha” e reintegração de Magda Cazanga na convocatória da Selecção Nacional sénior feminina para os Jogos Olímpicos de Paris2024, em França, a disputar-se de 26 de Julho a 11 de Agosto.

Segundo uma nota da Federação Angolana de Andebol (FAAND), divulgada, em Luanda, em que o treinador Espanhol Carlos Viver, seleccionou 18 jogadoras, à meia distância do Clube 1º de Agosto não faz parte, por lesão.          

Em relação à Magda Cazanga, ausente na última chamada, à meia distância do Petro de Luanda, recentemente, notabilizou-se pelo desempenho na conquista do Campeonato Nacional com sua equipa, diante do 1º de Agosto, disputado na província de Benguela.

Na segunda maior prova interna de futebol, o Sagrada Esperança da Lunda Norte foi afastado da Taça de Angola, ao perder para o 1º de Maio de Benguela, por 3-4, aos penaltis, após empate 1-1, no jogo dos oitavos-de-final, disputado no Estádio Municipal.      

Com este resultado, a equipa benguelense do escalão inferior, que passa para os quartos-de-final, elimina o vice-campeão nacional da primeira divisão (Girabola2023/24), que foi revalidado pelo Petro de Luanda.   

Na outra partida, o 1º de Agosto apurou-se para a referida fase, ao derrotar a equipa do Juventude Atlético de Saurimo, por 3-0, no Estádio das Mangueiras, na província da Lunda Sul.       

Sobre actividade institucional, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, disse, em Luanda, ser uma prioridade acelerar a reabilitação do futuro centro de alto rendimento desportivo, localizado na Zona Económica Especial (ZEE), para servir as várias modalidades praticadas em Angola.

O governante prestou esta informação à imprensa, no final de uma visita efectuada a algumas infra-estruturas desportivas no município de Viana, que culminou nas instalações do projecto Olimpáfrica, sob tutela do Comitê Olímpico Angolano (COA).

A jornada do titular da juventude e desportos, teve início no Estádio Nacional 11 de Novembro, onde observou o treino da Selecção Nacional de futebol que defrontou a similar de Eswatini, na corrida ao Campeonato do Mundo de 2026.

De igual modo, os aspectos organizativos sobre a implementação da Liga de Futebol de Angola, ainda sem data, foram analisados, em Luanda, pelo Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) e Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol (ANCAF).

Decorrido à porta fechada, nas instalações do órgão reitor do desporto, no final do encontro, o ministro, Rui Falcão, afirmou ter recebido as informações dos passos dados e todas outras acções, para a concretização do propósito, que vai dar um carácter mais profissional a principal prova de futebol do país.         

Posição idêntica, foi manifestada pelo vice-presidente da ANCAF, João Lusevikueno, considerando ter sido uma reunião muito proveitosa, já que puderam transmitir todos os contornos e acções da futura Liga e as responsabilidades das partes.    

Além de Rui Falcão, na reunião também estiveram a secretária de Estado para o Desporto, Teresa Ulundo, o director Nacional do Desporto, Nicolau Daniel, enquanto que da parte da ANCAF, o seu presidente, Alves Simões.       

No mesmo dia, o ministro garantiu, em Luanda, o apoio institucional aos atletas angolanos que actuam no exterior e com os seus resultados positivos também dignificam o país, após audiência com a basquetebolista Priscila Varela, que joga no Campeonato Universitário dos Estados Unidos da América (NCAA).

Também referiu trabalhar em parceria para que a mesma possa atingir à Liga principal feminina (WNBA) daquele país, nos próximos dois anos.                

Do noticiário, inclui-se, a secretária de Estado para o Desporto, Teresa Ulundo, que apelou, na capital do país, a adesão por parte dos jornalistas desportivos da carteira da Associação Internacional de Imprensa Desportiva (AIPS), como forma de facilitação no seu trabalho.

O pedido foi feito durante a entrega simbólica de seis carteiras, pela Associação de Imprensa Desportiva de Angola (AIDA), aos seus membros com as quotas regularizadas, numa sessão realizada na Galeria dos Desportos, no Complexo da Cidadela, em que realçou os seus benefícios profissionais. VAB

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+