Luanda - O guarda-redes Deo foi afastado da Selecção Nacional de sub-20, tendo em vista participação na Taça COSAFA em futebol, a disputar-se de 5 a 16 de Julho, na cidade sul-africana de Durban.
De acordo com o treinador, Zeca Amaral, que falava hoje (quarta-feira), em conferência de imprensa de balanço da preparação, em Luanda, o jogador contraiu uma lesão, pelo que em vez de quatro, levará apenas três guarda-redes, dos 23 jogadores inscritos.
Explicou, que foi igualmente chamado à última da hora, o lateral esquerdo Mabele, do 1° de Agosto, em substituição de Pedro, que está em via de se transferir, para o Sporting de Portugal.
Para esta empreitada, constam também, os guarda-redes Beny, Nsesani e Vicente, defesas Moisés, Mindinho, Tiago, Rúben, Yobo, Kapique, Hossi.
Integram ainda, os médios Enoque, Lopes, Muila, Lizandro, Sandro, Walter, Isaac. Completam o grupo os avançados Caneta, Jefer, Manu, Benarfa e Apado, que segue esta quinta-feira para local da competição.
Durante o encontro com os jornalistas, num dos hotéis da capital do país, o técnico informou que os trabalhos foram divididos em duas fases, sendo a primeira de recuperação e outra de introdução da ideia de jogo para a prova.
Acrescentou que, a divisão deveu-se ao facto de os jogadores virem de uma pausa competitiva considerada, que exigiu alguns momentos de correcções técnicas, seguindo-se depois a inclusão do modelo desejado.
Destacou a o espírito forte de grupo, que os jogadores demonstram, apesar de muitos deles se juntarem pela primeira vez.
Referiu que, o facto dos mesmos se conhecerem, têm um entrosamento de alto nível, que lhe tem dificultado à escolha para o onze. Apontou, já em Durban, a possibilidade de efectuar jogos de controlo com selecções participantes.
Sem no entanto precisar os adversários, Angola, que conquistou os títulos dos anos 1999, 2001 e 2004, figura no grupo C, com Moçambique (adversária de estreia, dia sete), Ilhas Maurícias e Lesotho.
A África do Sul, Namíbia, Eswatini e Botswana estão no grupo A, enquanto a Zâmbia, Malawi, Ilhas Seychelles e Comores juntam-se no B. A melhor selecção de cada grupo qualifica-se para as meias-finais, junto com o segundo melhor colocado no cômputo geral.
As meias-finais acontecem a 14 de Julho, ao passo que a final e o jogo do terceiro lugar, em 16 do mesmo mês. A Zâmbia é a campeã em título. JAD/VAB