Uíge - O Governo da Província do Uíge entregou, neste domingo, material desportivo à Associação Provincial de Xadrez, para a massificação da modalidade na região.
Trata-se de 30 jogos, entregues pelo director do Gabinete Provincial Cultura, Juventude e Desportos do Uíge, Manuel Domingos João, durante a abertura da 35ª edição do campeonato nacional de xadrez em juvenis de ambos os géneros.
Na ocasião, Manuel Domingos João disse que o material vai ajudar na expansão do xadrez nos demais municípios da província do Uíge.
Reafirmou a aposta do governo local em continuar a apoiar a modalidade, justificando que a prática tem ajudado no desenvolvimento mental de muitas crianças e outros praticantes.
Em relação ao campeonato nacional de xadrez, Manuel João pediu fair-play e disciplina aos xadrezistas, tendo em conta a importância do desporto ciência na vida das pessoas.
O campeonato, que terá oito jornadas, está a ser disputado no sistema suíço, sendo que o seu término está marcado para o dia 16 desde mês. A prova conta com a participação das selecções do Uíge, Cuanza Sul, Namibe, Luanda, Benguela e Moxico.
A mencionada competição compreende as categorias sub 8, 10, 12, 14 e 16 conta com 84 xadrezistas, dos mais de 90 previstos. A prova visa apurar os representantes no africano da modalidade, previsto para este ano no Lesoto.
A 34ª edição da prova, disputada no ano passado em Luanda, a seleção anfitriã foi a grande vencedora, enquanto os representantes do Uíge não passaram do terceiro e quarto lugares nas distintas classes.