Luanda - Uma sessão baseada na construção do cinco inicial dominou hoje (segunda-feira), em Luanda, o treino da Selecção Nacional, para o Campeonato Africano de basquetebol sénior feminino (Afrobasket2023), que se disputa de 28 de Julho a 6 de Agosto, em Kigali, no Rwanda.
No apronto, que durou cerca de duas horas, o novo treinador espanhol, José Freixa, repartiu o grupo em dois, efectuando jogos entre si, onde varias vezes experimentava as jogadoras, com o intuito de encontrar a equipa, que mais correspondias com as exigências.
Anunciado recentemente no comando técnico da Selecção Nacional, o técnico corrigia insistentemente os movimentos das equipas, com o fim último de se encaixarem à filosofia que se pretende no Afrobasket, em que o país procura melhoria do oitavo lugar de 2021, nos Camarões.
De um lado, com os coletes vermelhos, evoluíram Cristina Matiquite, Edvânia Pascoal, Italee Lucas, Cacia Nzombo, Isabel João, Cristina Correia, Sandra Gomes.
Na outra parte, vestidas de camisolas brancas, jogaram Giovana Dôngua, Sara Caetano, Artemis Afonso, Isabel Fernando, Jessica Malaji, Denise Pascoal, Joana António, Ketcha Nganga.
O conjunto, teve ainda tempo para efectuar lançamentos de longas distâncias e batimento de bola.
A extremo Avelina Peso, com entorse no tornozelo esquerdo, acompanhou o treino no banco de suplentes, enquanto a Nelma Cunha, Arminda Joaquim e Armanda Sindalawa foram dispensadas, para fazerem exames escolares. No entanto, a poste Nadir Tati está recuperar de fadiga, após participação no Campeonato Nacional.
A Selecção Nacional tem mais dois treinos em Luanda, sendo um esta tarde, no pavilhão da Cidadela, e outro para terça-feira (10h), no mesmo recinto, devendo depois rumar para Benguela, em um estágio pré- competitivo, até o dia 24 de Julho.
A viagem para o palco da prova está prevista para o dia 25. Angola campeã das edições de 2011 (Mali) e 2013 (Moçambique), figura no grupo A, junto do Rwanda e Cotê d’Ivoire.
O sorteio do Afrobasket “Rwanda´2023“ colocou no Grupo B, as selecções dos Camarões, Moçambique e Guiné. No grupo C, está o Mali, Senegal e Uganda, enquanto a Nigéria, Egipto e RDC formam a série D. JAD/VAB.