Ondjiva - O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas do Cunene, António Matias, apelou, segunda-feira, para a criação de Brigadas Voluntárias do Saneamento Básico nos municípios, visando a capacidade de gestão dos resíduos sólidos.
A criação de tais brigadas visa incentivar as comunidades sobre as boas práticas de higiene, em prol de um ambiente mais saudável.
“Apelamos à máxima responsabilidade em envolver mais as associações, igrejas, estudantes e a população no geral, na actividade de limpeza para se reduzir os focos de lixo nos bairros da cidade de Ondjiva e vilas”, reafirmou.
Fez saber que a campanha acontece num momento de apelo às boas práticas de higiene e saneamento ambiental como uma das medidas de prevenção contra doenças de origem hídrica.
António Matias apelou ainda a uma reflexão profunda do sistema de recolha e tratamento do saneamento básico a nível local, para permitir a melhoria da qualidade de vida as actuais e futuras gerações.
Por sua vez, a directora do Ambiente, Resíduos Sólidos e Serviços Comunitários do Cunene, Eufrásia Wakussanga, enfatizou que a campanha de limpeza visa o asseguramento das soluções e qualidade de saúde da população.
O Dia Mundial da Limpeza, comemorado a 20 de Setembro, é também designado por World Clean Up Day. É um programa de acção social global anual que visa combater o problema dos resíduos sólidos, incluindo dos detritos marinhos. PEM/LHE/SEC