Caxito - O Programa Juvenil de Apoio à Produção Nacional (Projapron) já desembolsou, até ao momento, cerca de 500 milhões de Kwanzas, na implementação de projectos agrícolas nas províncias do Namibe e Cuando Cubango.
Este valor faz parte de um total de cerca de um bilião e 800 milhões de Kwanzas disponibilizado pelo Fundo de Apoio Desenvolvimento Agrário (FADA), informou no Bengo, o coordenador adjunto do Projapron, Edson de Sousa.
A iniciativa beneficiou projectos de 175 jovens da província do Namibe, que produzem tomate, melancia e outras culturas apropriadas da região.
No Cuando Cubango foram beneficiados 200 jovens que estão a produzir alho e cebola em grande escala.
Estes produtos, segundo o responsável, estão já a ser comercializados nos mercados locais.
Lançado em Outubro de 2020, o Projapron é uma iniciativa do Conselho Nacional da Juventude, CNJ, que tem por objectivo criar espaços para realizar trabalho produtivo e patriotico de apoio às iniciativas do Executivo sobre a produção nacional.
As vantagens da inicitaiva prendem-se com a facilidade no tratamento de documentos para investir na agricultura, a aquisição de terras para produzir, o acesso aos fertilizantes e as sementes.
O programa prevê também a criação de grupos de cooperativas constituidas por cinco jovens.
Para materializar o projecto, o promotor trabalha com junto dos bancos em busca de financiamentos.
Com esta iniciativa a CNJ pretende mobilizar os jovens do país a participarem activamente na produção agrícola, contribuir no combate à fome e à pobreza e estimular o empreededorismo.CJ/IF