Ndalatando – Cartoze hectares estão preparados na zona da Kissecula, município do Cazengo, para a produção de soja, na campanha agrícola 2024/2025, que inicia em Julho próximo, anunciou o responsável municipal da Agricultura, Raul Bravo.
Em declarações à ANGOP, na EXPO Cuanza-Norte, informou que a aposta na produção de soja em grande escala surge depois de uma experiência, na mesma área, na campanha anterior, em que foi possível colher mais de duas toneladas. Nesta fase experimental, feita numa área de três hectares, participaram dez agricultores.
O responsável municipal da Agricultura informou que, por falta de máquinas, as famílias estão a torrar e a moer os grãos de soja de forma manual.
A par do cultivo de soja, o sector vai continuar com o cultivo de arroz, depois de ensaios positivos, na área de Carianga.
Disse que, actualmente, os camponeses debatem-se com a falta de meios para a mecanização de terras e transporte para o escoamento da produção, provocando a deterioração de várias culturas no campo.
As condições das vias de acesso aos campos de cultivo, de acordo com Raul Bravo, estão também a dificultar o desenvolvimento da actividade agrícola no município.
Na presente edicção EXPO/2024, o município do Cazengo está representado por 32 escolas de campo, cooperativas sócio-profissionais de Artes e Ofícios, camponeses e de pescadores da área do Lucala II.
Sob o lema “Cuanza-Norte de mãos dadas intensifiquemos a produção nacional”, a feira conta com a participação de expositores das províncias de Cabinda, Namibe, Malanje, Uíge, Huambo e Luanda, para além dos 10 municípios desta província.
O evento, que decorre desde terça-feira até sábado (1/6), conta com a participação de 252 expositores, numa área de 20 mil metros quadrados. Participam da feira expositores das províncias de Cabinda, Namibe, Malanje, Uíge, Huambo e Luanda, para além dos 10 municípios desta província. IMA/QCB