Uíge - O governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, reiterou, nesta terça-feira, a aposta no aumento da produção agrícola, com vista a mitigar a fome e a pobreza.
A província do Uíge colheu, durante a campanha agrícola 2023/2024, oito milhões, 262 mil e 202 toneladas de produtos diversos, superando sete milhões 525 mil e 327 toneladas da safra anterior.
O governante, que falava na abertura da III sessão ordinária do Governo Provincial do Uíge, referiu que a região possui recursos hídricos e solos férteis, factores que considerou importantes para o fomento da produção agrícola e segurança alimentar na região.
Para que isso aconteça, o governador pediu maior organização das distintas cadeias que concorrem para a produção.
Lembrou que o Governo Provincial do Uíge tem vários desafios para a melhoria das condições sociais da população, por essa razão, disse haver necessidade permanente de todos os responsáveis estarem alinhados a esse desafio.
Entre esses desafios, apontou a electrificação dos 13 municípios." O maior de todos os desafios que temos é fazer de tudo para electrizarmos essa região. “Só com este catalisador é que podemos falar em desenvolvimento ", acrescentou José Carvalho da Rocha.
O encontro, que junta delegados e directores provinciais e administradores municipais, está abordar sobre a abertura da campanha agrícola 2024-2025, Programa Local de Apoio à Agricultura Familiar (PLAAF), pagamento de subsídios às autoridades tradicionais, situação das infra-estruturas escolares, arborização dos municípios, entre outros assuntos. NM/JAR