Ombadja - Os camponeses da localidade de Nkhete, município de Ombadja, província do Cunene, foram encorajados esta terça-feira, a aumentarem a produção agrícola nas margens do rio Caculuvale, visando a sustentabilidade alimentar das famílias.
O incentivo foi dado pela administradora municipal de Ombadja, Elizeth Mwamelungi, durante uma visita à cintura verde do Nkhete, que produz tomate, milho, alho, couve, entre outros produtos agrícolas.
A responsável realçou a necessidade de se apostar mais na agricultura irrigada, aproveitando ao máximo a água do rio Caculuvale, para a redução da fome e melhoria da qualidade de vida das famílias na comunidade.
“Devemos continuar a trabalhar as terras em toda época do ano, para termos produtos a disposição, visto que agricultura é base fundamental para o desenvolvimento e crescimento da economia no combate à pobreza”, apelou.
Na ocasião, a administradora procedeu a entrega de 150 quilos de fertilizantes, 80 de sementes de massango, milho, tomate, couve, cebola e alho aos membros da cintura verde, sublinhando que vão envidar esforços para apoiar os agricultores com maior regularidade, com vista à diversificação da economia.
Elizeth Mwamelungi aconselhou também os demais camponeses da zona a se organizarem em associações e cooperativas par beneficiarem dos programas do Executivo de apoio à produção, sobretudo, no sector agrícola.
O município de Ombadja, com um universo de 394 mil e 964 habitantes, conta com 20 cooperativas e associações de camponeses, nas comunas Xangongo (sede), Humbe, Naulila, Mucope e Ombala yo Mungo.
A província do Cunene controla 119 cooperativas e 160 associações de camponeses. PEM/LHE/QCB