Kigali - A economista senegalesa Aissa Touré foi nomeada directora nacional do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para o Rwanda, anunciou esta quinta-feira a instituição financeira.
Economista e perita em desenvolvimento, Touré traz ao Banco mais de 25 anos de experiência ao trabalhar em três continentes e em 12 países para cinco organizações internacionais, indicou o Banco.
A experiência profissional de Touré cobre o desenvolvimento rural, em particular a agricultura, a economia rural e a adaptação e atenuação do clima, indicou o BAD num comunicado.
A nova directora nacional apoiará o BAD na gestão estragégica e das parcerias a níveis nacional, regional e mundial bem como na representação institucional.
Antes da sua nomeação, ela trabalhou como representante local da WaterAid e como directora adjunta para a África Ocidental da Oxfam America.
Ela trabalhou ainda no Observatório do Sara e Sahel (OSS), enquanto coordenadora do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento.
Touré integrou, em 2011, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), enquanto responsável de Programa para o Togo, a Guiné-Bissau e a Guiné Equatorial, antes de ser nomeada responsável de Programas para a Índia e Nepal no seio da mesma organização.