Saurimo - A inauguração de uma unidade hoteleira com 27 quartos e uma estrutura para albergar o gabinete municipal do Ambiente e saneamento básico, marcou as celebrações do 49º aniversário da Independência Nacional, no município de Saurimo, província da Lunda-Sul.
A unidade, com um investimento privado avaliado em nove milhões de dólares norte-americanos, empregou 40 jovens e comporta ainda, quatro apartamentos, sala multiuso, entre outros compartimentos inerentes a actividade hoteleira.
A estrutura que vai albergar a direção municipal do Ambiente e Saneamento Básico de Saurimo, orçou mais de 70 milhões de Kwanzas e foi construída em nove meses.
Na ocasião, o governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, afirmou que o sector hoteleiro tem estado a registar crescimento significativo na província, atraindo cada vez mais turistas.
Acrescentou que o sector tem sido um dos promotores de emprego na região, apelando os empresários nacionais e estrangeiros a investirem no sector.
O Gabinete provincial da Hotelaria e Turismo controla 68 unidades, sendo cinco hotéis, três hospedarias, oito pensões, 12 restaurantes, um resort e 38 similares, com 647 quartos e 879 camas.
Independência Nacional
Por outro lado, o governante disse que nos últimos 49 anos, a província da Lunda-Sul registou um crescimento significativo, sobretudo no sector social e das infraestruturas rodoviárias.
Destacou a construção do Hospital Geral e da Maternidade provincial, com serviços de especialidades, a reabilitação das estradas nacionais 180 (Saurimo/Lucapa), 230, que liga a região Leste ao litoral, mediateca, infra-estruturas escolares, entre outras.
Apelou a população, sobretudo os jovens , no sentido de preservar estes bens, denunciando casos de vandalização, que tem causado prejuízos avultados ao Estado.
Apelou igualmente a preservação da independência nacional, da paz, da unidade e reconciliação nacional, elementos fundamentais para o desenvolvimento harmonioso do país. EM/JW/HD