Uíge - Um livro didáctico e investigativo intitulado "Interpol - mais de 100 anos assegurando a inserção da Polícia na Política Internacional" foi lançado esta quinta-feira, na cidade do Uíge, pelo subcomissário de investigação criminal Distinto Pedro.
Composto por 326 páginas, o livro, que conta com seis capítulos, aborda temas sobre a Interpol como organização particular, a Interpol e a investigação policial, o tratamento das informações na Interpol, ferramentas operacionais e parceiros da Interpol, Breve evolução histórica da Polícia e da Interpol.
O autor da obra explicou que a colecção é um instrumento de pesquisa para os estudantes de Direito, Relações Internacionais, Ciências Humanas, entre outras áreas do saber.
Entre as várias informações, disse que a obra congrega conhecimentos úteis para os efectivos da Polícia Nacional e do Serviço de Investigação Criminal (SIC) sobre o combate aos crimes transnacionais e técnicas e instrumentos de luta contra vários crimes.
Disse ainda que o livro oferece ao leitor conhecimentos sobre a essência da Interpol, a interacção com os diferentes órgãos da Polícia Nacional, organizações criminosas, funcionamento da Interpol e suas vantagens.
Por sua vez, o delegado em exercício do Ministério do Interior no Uíge, comissário de migração Filipe José Pemba, considerou a obra um instrumento importante de consulta para os efectivos da corporação e académicos, pelo facto de conter conhecimentos sobre o combate aos crimes transnacionais.
Natural do município da Damba, província do Uíge, o subcomissário Distinto Pedro exerce a função de conselheiro principal do director-geral do SIC. NM/JAR