Mbanza Kongo – Vinte mil novas ligações domiciliares de água potável começam, nos próximos dias, a ser executadas em alguns bairros periféricos de Mbanza Kongo, província do Zaire, no âmbito da segunda fase da expansão do projecto de abastecimento de água à cidade.
A segunda fase, cujo sistema de captação, tratamento e distribuição de água encontra-se em funcionamento desde Dezembro de 2019, inclui a construção de dois novos tanques aéreos de armazenamento do líquido de mil e 500 e dois mil 500 metros cúbicos.
As intervenções serão realizadas nas zonas da Bela Vista e Quilemos, bairro 11 de Novembro, assim como nos bairros Martins Kidito e 04 de Fevereiro (Kunga a Paza), periferia de Mbanza Kongo.
Com as novas ligações domiciliares, o número de consumidores de água potável em Mbanza Kongo passará dos 50 mil para 140 mil habitantes.
Em declarações hoje à ANGOP, o coordenador da Comissão Instaladora da Empresa Provincial de Águas e Saneamento do Zaire, Diasonama Nsoki, informou que foram efectuadas, desde a entrada em funcionamento do referido sistema, sete mil 522 ligações domiciliares.
A Empresa de Águas do Zaire controla, actualmente, dois sistemas de captação, tratamento e distribuição desse líquido, sendo um em Mbanza Kongo e outro no município do Soyo, num total de nove mil e 19 ligações domiciliares que beneficiam 63 mil e 133 habitantes.
A cidade de Mbanza Kongo tem uma população estimada em mais de 180 mil habitantes, distribuídos pelos bairros Martins Kidito, Sagrada Esperança, Álvaro Buta, 11 de Novembro e 4 de Fevereiro.