Luanda – A reabertura do largo do Kinaxixi, no distrito urbano da Ingombota, vai trazer melhorias no tráfego automóvel com o desafogamento do trânsito em alguns pontos da urbe, afirmou segunda-feira o governador da província de Luanda, Luís Nunes.
O governante falava durante a reinauguração do largo e a reposição da estátua da rainha Njinga Mbandi, no quadro das comemorações dos 49 anos da Independência Nacional, assinalados segunda-feira.
Segundo o governador, o espaço oferece várias valências e faz parte do imaginário da cidade, cuja reabilitação e modernização representa uma conquista da província.
“Para além de uma intervenção urbana, este acto reafirma o valor de preservar e modernizar os espaços públicos, que fazem parte da memória colectiva da cidade”, salientou.
O largo do Kinaxixi, ex-Maria da Fonte, foi inaugurado em 1937.
O monumento foi encerrado em 2008 para obras de reabilitação, no âmbito de um protocolo assinado entre o Governo Provincial de Luanda e o Banco Angolano de Investimento (BAI).
Com a sua reabilitação, o largo ganhou nova imagem, com novos acessos viários, equipamentos de vídeo vigilância, semáforos e luminárias e balneários públicos.
Está também dotado de mobiliário urbano, espaços verdes, de lazer e de promoção cultural, sendo o marco mais emblemático a estátua da rainha Njinga Mbandi.MCN