Ndalatando- As obras de construção da escola de artes e ofícios e formação rural, denominada “Cidadela Jovem de Sucesso”, em execução no município do Lucala, província do Cuanza Norte, registam grau de execução física na ordem de 80 por cento.
As obras, iniciadas em Março de 2021, têm o término previsto para princípio de 2024 e prevê a construção de um complexo de infra-estruturas integradas por vários serviços.
A cidadela jovem de sucesso do Lucala está a ser erguida numa área de 10 hectares e vai contemplar bloco administrativo, internato, oficinas, residência para trabalhadores, quadras desportivas e de lazer, seis estufas, três aviários, armazém agrícola, equipamentos de produção de mel, entre outros.
A mesma está a ser executada no âmbito do Plano de Acção e Promoção da Empregabilidade (PAPE) e enquadra-se nas estratégias do governo do reforço da formação profissional e promoção do auto-emprego no seio da juventude
Em declarações à imprensa, o responsável do Serviço Provincial do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), João António Gaspar, referiu que o empreendimento vai contar com uma capacidade para 400 formandos, 100 dos quais em regime de internato.
O responsável, que não avançou os custos e o grau de execução financeira das obras, frisou que o projecto adequa-se às necessidades de formação dos jovens locais.
O empreendimento vai ministrar cursos de Carpintaria, Agricultura, Pecuária, Serralharia, Electricidade e Informática.
Tem como objectivo fomentar o empreendedorismo nos domínios técnico-profissional e de gestão de pequenos negócios, de modo a contribuir para a promoção da inclusão financeira da juventude.
Referiu que a agricultura e produção de mel constam entre as principais apostas do empreendimento, por ser uma das grandes potencialidades do município do Lucala.
Disse estarem já concentrados no local os equipamentos que vão assegurar os cursos nas áreas da agricultura, sobretudo, os tractores e as suas alfaias. LJ/DS/ART