Luanda - Vinte cidadãos afro-americanos, descendentes de escravos angolanos, iniciaram esta sexta-feira uma visita a Angola, para conhecerem melhor as suas raízes.
Trata-se de membros da família Tucker, parte dos primeiros escravos angolanos chegados aos Estados Unidos da América, em 1619, que pretendem estabelecer contactos com as autoridades nacionais, em vários domínios.
Acompanhada de alguns amigos, a família visita o país no quadro do roteiro "Angola Heritage Tour", que contempla as províncias de Luanda, Malanje e Cuanza Norte.
Pretende-se com esta iniciativa explorar, essencialmente, os pontos turísticos de Angola, descobrir e aprender sobre as suas origens e antepassados, bem como proporcionar oportunidades de negócios e investimentos.
Espera-se com a acção dar a conhecer aos visitantes aspectos relevantes da cultura, história, turismo, economia e o modo de vida dos angolanos.
A acção vem sendo articulada pelo Ministério da Cultura e Turismo, por via do Instituto de Fomento Turístico de Angola (INFOTUR), e pelo Ministério das Relações Exteriores, e conta com a colaboração de empresas que actuam no sector do turismo no país.
No quadro do seu programa, os visitantes foram recebidos hoje, sexta-feira, pelo governador de Luanda, Manuel Homem, com quem abordaram assuntos ligados à cultura dos dois países.
Ao intervir na ocasião, o governante considerou "uma honra" saber que o que se estudou em Angola começa a ser reconhecido fora do país.
Para si, essa visita vai reforçar a irmandade de várias gerações e povos.
"Reiteramos a nossa satisfação por estarem a ver e a visitar um pouco da nossa história que também é vossa", disse.
Por sua vez, Wanda Tucker, que falou em nome da família, referiu que Angola também é seu “tecto”.
"Hoje estamos a construir uma ponte juntos, e é uma grande honra estar a visitar e a conhecer esse país que é também nosso", frisou.
Os visitantes receberam das mãos do governador dikanzas, como símbolo da cultura nacional, e fizeram uma visita guiada ao Palácio do Governo da Província de Luanda.
É a segunda visita ao país de membros da família Tucker. A primeira ocorreu em Dezembro de 2021, e delegação foi composta por Wanda, Carolita Cope e Vincent Tucker, tendo sido recebida pelo Presidente da República, João Lourenço.
Na ocasião, os Tucker cumpriram um programa de visita a instituições como o Museu da Escravatura, em Luanda, e pontos de interesse turístico na província de Malanje, tendo estado nas margens do Rio Kwanza, o maior de Angola