Luanda - Uma escola profissional da rede "A Cidadela de Jovens de Sucesso", afecta ao Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), será inaugurado quinta-feira, no município do Lucala, província do Cuanza -Norte.
Segundo uma nota do MAPTSS a que a ANGOP teve acesso, o projecto insere-se na implementação do Plano de Acção para a Promoção de Emprego, aprovado ao abrigo do Decreto Presidencial nº 113/19 de 16 de Abril.
A infra-estrutura foi erguida no quadro de uma linha de financiamento do Grupo Mitrelle num espaço total de 108 mil metros quadrados, 30 mil metros quadrados dos quais reservados à práticas agrícolas.
Orçada em 22 milhões de dólares americanos, possui uma capacidade formativa para 240 formandos, sendo 120 em regime de internato, e vai oferecer formações nas áreas de agropecuária, electricidade de baixa tensão, carpintaria, serralharia, corte e costura, informática na óptica do utilizador e aulas do ensino geral do Iº ciclo (7ª, 8ª e 9ª classes).
A Cidadela Jovens de Sucesso de Lucala será oitava a entrar em funcionamento no país, depois das cidadelas de Cabiri e Kalakala, em Luanda, Sacassange no Moxico, Mucari em Malange, Matala na Huíla, Cangola no Uíge e Bailundo no Huambo.
Desde a entrada em funcionamento das Cidadelas acima mencionadas em 2008 até a presente data, já foram formados mais de quatro mil jovens e 2.971 outros encontram-se em formação.
Cada ciclo formativo para este projecto compreende três anos, permitindo a aquisição de competências e habilidades técnicas que facilitam a sua inserção no mercado de trabalho. LIN/SEC