Caxito – Seiscentos jovens foram formados este ano, no município do Dande, província do Bengo, nos cursos de pintura, piscicultura, corte e costura, serralharia, recauchutagem, mecânica, culinária e alfaiataria, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP) e fundos próprios.
A informação foi avançada hoje, terça-feira, pelo administrador municipal do Dande, Domingos João Lourenço, no final de uma formação promovida pelos Serviços Provinciais do Bengo do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), em parceria com a administração municipal do Dande.
Na ocasião foram entregues certificados profissionais a 195 jovens, sendo 102 de curso intensivo de pintura de construção civil e 93 de piscicultura.
Os beneficiários são na sua maioria da zona da Bugalheira (Panguila), comuna da Barra do Dande que receberam igualmente kits de trabalho.
O administrador municipal do Dande, Domingos João Lourenço referiu que a iniciativa é um testemunho dos esforços da administração do Dande para promover iniciativas que impulsionam o emprego e o empreendedorismo juvenil.
“Isso é que um pai pode dar aos filhos. Os filhos devem esperar do pai a formação para conseguir entrar no mercado de emprego e começar a sua vida privada”, sublinhou.
Fez saber que no próximo ano, a administração municipal do Dande com apoio do INEFOP vai promover, no âmbito do programa de Combate à Pobreza e dos recursos próprios, acções formativas que permitirá formar cerca de dois mil cidadãos por ano, em diversos cursos.
O chefe dos Serviços Provinciais do INEFOP do Bengo, Agnaldo Manuel Chumbo disse que a instituição tem estado a desenvolver uma série de actividades relativamente à formação e capacitação de jovens para o mercado de emprego.
Referiu que a formandos do curso de pintura estiveram a dar uma outra imagem da cidade de Caxito e ao longo da Estrada Nacional (EN-100) com pintura de lancis, corrimão das pontes e não só.
Para os formandos da piscicultura, disse, o INEFOP está a encetar contactos junto de parceiros locais para garantir mais de 60 estágios remunerados. FS/CJ/PA