Saurimo – Dez anos depois, mil e 300 habitantes das aldeias do do Sassua e Carteira, municípios de Saurimo (Lunda-Sul), voltam a partir desta quarta-feira, a beber água potável, com a reintegração de dois ois sistemas de abastecimento.
A reabilitação das infra-estruturas com capacidade de bombear 30 mil litros de água/hora, foi financiada pela empresa Rio Tinto, em parceria com a ENDIAMA EP., no quadro das suas responsabilidades sociais e corporativas.
Os sistemas, reinaugirados pela administradora municipal adjunta para a área social de Saurimo, Francisca Manganda, contempla dois reservatórios, cinco chafarizes e lavandarias comunitárias.
Na ocasião, Francisca Manganda, agradeceu o gesto da empresa e apelou aos beneficiários a cuidarem dos equipamentos, para que projectos do género venham a beneficiar outras comunidades.
Já o soba da aldeia Carteira, Francisco Tximupi, enalteceu a iniciativa, afirmando que a população deixará de percorrer longas distâncias em busca de água potável nos rios.
As duas localidades distam a cerca de 20 quilómertos da cidade de Saurimo. EM/JW/HD