Luanda - As autoridades egípcias manifestaram o interesse de reforçar a cooperação e parceria com Angola, nos domínios do comércio, investimento, turismo e a colaboração energética, na perspectiva da promoção do bem-estar e desenvolvimento dos dois países e do mundo, no geral.
Ao discursar na cerimónia alusiva ao 49º aniversário da independência de Angola, assinalado no mesmo dia, promovida pela Embaixada de angolana naquele país, o ministro do Petróleo e Gás, Karim Badawi, afirmou, em nome do primeiro-ministro Mostafa Madbouly, que esta parceria deve envolver outros sectores, visando o crescimento da economia de Angola e do Egipto, do continente africano, para benefício global.
Enalteceu a força das relações bilaterais e os contactos que têm sido efectuados ao mais alto nível, uma colaboração que o Governo egípcio enaltece nas relações com a República de Angola e dos respectivos povos.
Felicitou e encorajou o embaixador de Angola no Egipto, Nelson Manuel Cosme, pelas contribuições, ao longo dos últimos quatro anos, para o reforço da cooperação bilateral, promovendo um relacionamento saudável entre ambas as Nações e povos irmãos.
De igual modo, manifestou o interesse de o Governo egípciovcontinuar empenhado na promoção e fortalecimento das boas relações, bem como elevar a colaboração em todos os diferentes sectores, para o benefício e prosperidade comum, assim como promover a paz para o crescimento económico de Angola, do Egipto, e do povo de todo o continente africano.
Na sua intervenção, abordou as iniciativas das autoridades egípciais, que visam reforçar e relançar a parceria com os demais países africanos, com o objectivo de fortalecer a prosperidade económica dos respectivos povos e outros parceiros regionais e globais. SC