Ondjiva – O levantamento de Bilhetes de Identidade (BI) nas zonas rurais dos municípios e comunas da província do Cunene, está mais facilitado, com abertura de postos de entrega destes documentos de identificação pessoal dos cidadãos.
Até o momento 17 mil BI encontram-se nos postos de emissão, a nível dos seis municípios, nomeadamente Namacunde, Cahama, Curoca, Cuvelai, Ombadja e Cuanhama, e 20 comunas, da província, aguardando pelo levantamento dos proprietários.
A informação foi prestada hoje, quinta-feira, à ANGOP, pelo delegado da Justiça e Direitos Humanos no Cunene, Aldovino Mwafelua, que falava a propósito da campanha de emissão e entrega de BI, que decorre desde o dia 19 deste mês até 15 de Agosto.
Explicou que com a abertura destes serviços nas zonas rurais, e o desbloqueio da barreira tecnológica (impressão digital), que impedia os cidadãos levantarem os seus bilhetes, o processo de levantamento ganhou nova dinâmica.
“Agora os utentes não precisam correr grandes distâncias para poderem levantar os seus bilhetes, bem como emitir ou renovar, porque temos um posto móvel de emissão de bilhetes, que percorre as localidades mais distantes”, realçou.
O responsável fez saber que no âmbito da campanha, já foram emitidos 532 BI, assim como procedeu-se à entrega de dois mil e 103 documentos de identificação pessoal dos cidadãos.
Considera satisfatório o número de cidadãos que já levantaram e emitiram os seus bilhetes e acredita que até final de Junho, os dados possam aumentar.
Aldovino Mwafelua sublinhou que estão a trabalhar em colaboração com as administrações municipais, comunais e autoridades tradicionais, no reforço da sensibilização sobre a importância da emissão e levantamento de bilhetes.
A campanha especial, que decorreu este ano, no país, permitiu emitir dois mil e 490 novos bilhetes nos postos de Identificação Civil.