Huambo – A Polícia Nacional e o Serviço de Investigação Criminal detiveram, quarta-feira, um jovem de 19 anos de idade, por profanação de túmulos no cemitério do Sassonde, zona em urbanização da periferia da cidade do Huambo.
O crime, segundo uma nota de imprensa da Delegação do Interior na província do Huambo distribuída, esta quinta-feira, à ANGOP, ocorreu por volta das 17, quando três indivíduos, dos quais dois em fuga, foram flagrados a remover 56 cruzes metálicas em vários túmulos.
No momento da detenção, o acusado disse ter realizado tal acto com o objectivo de obter valores monetários e contribuir para uma festa de fim de ano, cujo dinheiro que possuía era insuficiente.
Acrescentou que viram na vandalização dos túmulos, com a retirada das cruzes metálicas, um meio mais fácil para conseguir dinheiro, pois pretendiam pesar e vendê-las numa casa de comercialização de material ferroso.
Conforme o acusado, para ter coragem de entrar e vandalizar o cemitério teve que fumar e tomar diazepam, pois no mesmo jazem os restos mortais de uma das suas irmãs.
A Delegação do Interior no Huambo informou que o implicado será presente ao Ministério Público para o cumprimento dos passos legais subsequentes, enquanto prosseguem diligências para a localização e detenção dos cidadãos foragidos.
Trata-se da primeira ocorrência do género registada, este ano, na província do Huambo, com mais de dois milhões 700 mil habitantes, distribuídos em 11 municípios. ALH