Luanda - Quinhentos mil jovens das 18 províncias do país, vão beneficiar do projecto de promoção da empregabilidade, no âmbito da formação e capacitação nas áreas da agricultura, energia, construção civil, comércio e serviço.
O anúncio foi feito, na sexta-feira, em Luanda, pelo director do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Manuel Bangue, após o encontro de auscultação com os jovens, tendo sublinhado que o financiamento do projecto, que está na ordem dos 250 mil dólares norte-americanos, será disponibilizado pelo Banco Mundial.
Este projecto de promoção da empregabilidade prevê abranger jovens dos 18 aos 35 anos de idade, estando virado ao apoio à transição dos jovens no mercado de trabalho com medidas de apoio à inserção, actuando essencialmente em acções como estágios profissionais, garantia da transição dos jovens que terminam a sua formação e o contacto com as empresas.
O mesmo vai trabalhar ainda no apoio às empresas para a contratação para o primeiro emprego, garantir remuneração dos jovens formados que vão ser admitidos nessas empresas durante um período, bem como garantir a oportunidade de inserção dos jovens empreendedores no mercado de trabalho.
Neste momento, enquanto decorrem os trabalhos de auscultação, Manuel Bangue referiu que o programa a ser implementado em todo o território nacional, vai beneficiar dos 500 mil jovens, 38 a 50 por cento mulheres, sendo cerca de seis por cento pessoas com deficiência.
Assim sendo, o director apontou que uma das zonas de grande referência para implementação do projecto, será o Corredor do Lobito, onde existem várias iniciativas de negócios que poderão ser aproveitadas pelos jovens.
Para a sua execução, o responsável avançou que o INEFOP detém 162 centros de formação profissional, 78 centros de serviços de emprego que poderão ser canais de entrada, bem como está a trabalhar com as administrações municipais para que cada jovem, onde estiver, possa fazer a sua inscrição. AB/OHA