Luena – O candidato da lista C à presidência da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur Almeida, afirmou, este domingo, na cidade do Luena , província do Moxico, possuir um projecto “factual”, que poderá continuar a dinamizar o futebol no país.
Artur Almeida, que concorre para a sua reeleição à presidência que gere o futebol no país, apresentou as suas linhas de força, caso vença as eleições na FAF previstas para o dia 30 do corrente mês, à clubes e Associação de Futebol do Moxico, no quadro da campanha eleitoral.
Conforme o presidente cessante, que concorre pela terceira vez, o seu projecto está “muito virado” à formação, tendo como principais beneficiários treinadores, árbitros, quadros administrativos para manutenção dos trabalhos dos clubes e associações provinciais, entendendo que “são estes que fazem o mosaico do futebol no país”.
Além da formação, disse que pretende implementar tantos outros projectos, como o de denominado “Angola a Jogar”, que visa massificar o futebol comunitário, “Quatro cíclos” para apoiar os clubes de formação em sub-17 e 20 com fornecimento de materiais desportivos durante duas épocas.
“O nosso projecto não é de sonho, é realista (…) e queremos que o terceiro mandato seja de consolidação de tudo que temos feito”, disse.
Para reduzir os custos dos clubes com pagamentos dos árbitros, disse que o seu consulado já remeteu um projecto à FIFA, com vista a permitir que seja a FAF a financiar a arbitragem, bem como entregar verbas aos clubes que participam nos provinciais para pagamento da equipa de arbitragem.
Artur Almeida tenciona igualmente advogar junto dos Governos Provinciais para a melhoria das infra-estruturas desportivas e construção de campos de treinos para os clubes.
Disse que conta na sua lista com vários ex – atletas do futebol nacional, como Akwa, projectado para embaixador do futebol nacional, Manucho Gonçalves, Zé Calanga.
A população votante da província do Moxico é composta por quatro clubes e a Associação Provincial de Futebol (APF).
Concorrem igualmente para o cargo, o candidato da lista A, Norberto de Castro, que igualmente já apresentou as suas linhas de força à população votante do Moxico, e Alves Simões, lista A, ex-presidente do Interclube. TC