Dundo – O governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, reiterou hoje, terça-feira, o compromisso do governo local, em continuar a implementar políticas conjuntas com a delegação do Interior, com vista a dinamizar o processo de reeducação e reintegração socio-profissional.
O governante teceu tais considerações no acto provincial em alusão as comemorações do 42º aniversário do Ministério do Interior, realçando que o governo vai continuar a garantir condições logísticas e técnicas para garantir o acesso dos reclusos à formação profissional e ao ensino, ferramentas indispensáveis para o processo de reintegração.
"Recentemente foi inaugurado no Estabelecimento Prisional de Cacanda, um centro de artes e ofícios, que ministra cursos de serralharia, canalização, corte e costura, agronomia, eléctricidade, que vai formar 100 reclusos/ano", realçou.
Ernesto Muangala destacou ainda a construção de três centros de reeducação de menores em conflito com a Lei, a construção de quatro novas esquadras policiais, que segundo ele, vai contribuir no combate a criminalidade no seio dos adolescentes.
Por outro lado, sublinhou que o país, tendo em conta as potencialidades que oferece, lançou uma campanha de combate à corrupção, branqueamento de capitais, tráfico de influência, entre outros males que afectam negativamente a reputação de Angola no exterior, o que torna necessário uma acção redobrada do Serviço de Investigação Criminal e a Procuradoria-Geral da República, ao nível da província, na investigação destes crimes.
Disse ser necessário uma fiscalização rigorosa as instituições pública, com vista a neutralizar qualquer acção que visa lapidar o erário público.
O governante apelou aos órgãos de defesa e segurança, no sentido de reforçarem a fiscalização do cumprimento das medidas de biossegurança, principalmente na via pública e em locais com maior aglomerado.