Pretoria (Da correspondente) - O Executivo sul-africano felicitou o Governo e o povo da República do Botswana pelas recentes e bem sucedida realização das eleições.
"O Governo sul-africano elogia a Coligação para a Mudança Democrática no Botswana pelo seu sucesso, sob a liderança do Presidente eleito Duma Boko. Saúdo o estabelecimento de planos de transição entre o executivo cessante e o que acaba de assumir funções", disse a Ministra na Presidência, Khumbudzo Ntshavheni.
A governante que responde pela área da Segurança do Estado junto da Presidência da República, desde Março de 2023, fez este pronunciamento quarta-feira, durante uma Conferência de Imprensa, após uma reunião governativa.
Na mesma ocasião, Ntshaveni saudou, em nome do governo sul-africano, o Presidente eleito Donald Trump e a nova Administração norte-americana, após vencer o pleito de 05 de Novembro corrente.
"A África do Sul espera trabalhar em estreita colaboração com o Presidente Donald Trump, nos próximos 12 meses, durante a Presidência do G20, que terá pela frente o Estadista Cyril Ramaphosa, a partir de um de Dezembro de 2024".
Interrogada se este resultado eleitoral americano mudará o relacionamento entre os dois países, a Ministra foi peremptória em sublinhar que "A África do Sul interage com os Estados Unidos não importando qual a Administração que esteja no poder".
“A nossa visão é que a participação no AGOA ( Lei de Crescimento e Oportunidade para África) é ancorada pelo valor que a África do Sul acrescenta ao processo do AGOA e como esta presença agrega valor à economia americana” , sublinhou.RB/CS