Dondo - O governador da província do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, destacou a contribuição do Programa de Promoção da Empregabilidade (PAPE) na redução do índice de desemprego.
Adriano Mendes de Carvalho, que falava, quinta-feira, no Dondo (Cambambe), na cerimónia de encerramento de estágios profissionais de 900 jovens, assegurou que o Governo Provincial continuará a trabalhar para a criação de condições que visam suprir os anseios da juventude.
A efectivação do PAPE, segundo o responsável, está, igualmente, a contribuir para o aumento da renda das famílias dos jovens, que conseguem oportunidade de trabalho através desse programa do Executivo.
Para Adriano Mendes de Carvalho, o programa está também a contribuir para melhor qualidade de vida de famílias, com a promoção de auto emprego, através de pequenas e médias empresas.
O Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), na província do Cuanza Norte, já beneficiou cerca de 200 mil jovens em várias áreas, desde a formação profissional, distribuição de kits profissionais e atribuição de micro-créditos.
Durante o evento, Adriano Mendes de Carvalho entregou 23 kits profissionais a jovens que terminaram a formação em Cambambe.
Foram entregues meios de trabalhos nos sectores da agricultura, serralharia, corte e costura, pedreira, maricuri, barbearia, entre outros.
Assistiram ao evento o director geral do Instituto Nacional do Emprego e de Formação Profissional, Manuel Mbangui e o director nacional da Indústria, César Augusto Cruz, membros do governo, entidades eclesiásticas e autoridades tradicionais, bem como convidados.
Terminaram os estágios profissionais 900 jovens dos quais, 540 mulheres e 360 homens, formados pelo Instituto Nacional do Emprego e de Formação Profissional (INEFOP) no âmbito PAPE.
Dos formados 1200 assinaram contratados de trabalho por tempo indeterminado com a empresa TEXTAF Comandante Bula, gestora do complexo industrial têxtil ex- SATEC, na cidade do Dondo, município de Cambambe.