Ndalatando - As instituições públicas de Ndalatando, sede da província do Cuanza Norte, registaram, esta terça-feira, uma presença regular de funcionários no primeiro dia de trabalho, após a celebração do Natal (25 de Dezembro).
Numa ronda efectuada pela ANGOP, foi possível notar vários funcionários e agentes administrativos em instituições como a Administração Municipal do Cazengo e no Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico Integrado.
O director do Gabinete dos Recursos Humanos da Administração Municipal do Cazengo, Francisco Maquembele, disse que houve uma afluência positiva de funcionários e utentes da instituição, neste primeiro dia de trabalho.
Acrescentou que um ou outro funcionário terá faltado ao trabalho por diversas razões, mas que serão sancionados com faltas agravadas, em detrimento dos motivos.
No Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado, a afluência também foi positiva, segundo a funcionária Santa Domingos.
“Apesar de alguns colegas terem faltado por razões que não sabemos, a maior parte dos funcionários está aqui para cumprir com as orientações”, disse.
A afluência de funcionários aos postos de trabalho foi também notória na Conservatória dos Registos Civis, no Departamento de Identificação Civil, assim como no Tribunal da Comarca do Cazengo.
Diferente daquelas instituições, segundo constatou à ANGOP, na sede do Governo da Província do Cuanza Norte, a adesão de funcionários foi muito aquém da média normal, registando-se à ausência de muitos funcionários, sobretudo da área da secretaria, e directores.
Apesar disso, gabinetes como dos Recursos Humanos, da Contratação Pública e do Património registaram uma boa afluência de funcionários.
O responsável da área do Património e Logística do Governo provincial, Narciso Nhanga Cafuma, afirmou que os funcionários compareceram, apesar de ter notado a ausência de alguns colegas. DS/OHA