Cuito – O Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Bié deteve três supostos marginais, que se dedicam à vandalização e sabotagem de bens públicos no projecto habitacional 500 casas, no município do Cuito.
A informação foi avançada, nesta terça-feira, pelo porta-voz do SIC, Simão Lucas Londaca.
Na posse dos implicados, foram recuperadas 14 portas, janelas, sanitas entre outros meios.
Fez saber que o projecto habitacional 500 casas tem sofrido nos últimos meses sabotagem e vandalização de portas, janelas, sanitas, material eléctrico e de canalização.
Simão Lucas Londaca falou da necessidade do reforço da denúncia por parte dos populares, com vista a reduzir o índice de criminalidade nesta área.
O projecto 500 casas, situado no bairro Caluco, a 12 quilómetros a sudeste da cidade, foi construído com a finalidade de acomodar as famílias que habitam em zonas de risco.
As residências do tipo T2 e T3 foram edificadas numa área de 327.678 metros quadrados. Muitas dessas casas não estão habitadas.
No local foi colocado sistemas de água e energia, escola de 24 salas entre outros empreendimentos sociais.
O projecto custou aos cofres do Estado 30 mil milhões e 700 milhões de kwanzas.
A nível de toda província do Bié tem sido frequente a vandalização dos bens públicos, entre escolas, unidades sanitárias, linha férrea, sistemas de iluminação pública e de abastecimento de água potável. AS/PLB