Cuito - A Administração Municipal do Cuito, capital da província do Bié, aprovou o projecto de loteamento do bairro Praia, situado a 11 quilómetros a Oeste da cidade, com uma área de 43 hectares.
O projecto de loteamento foi aprovado em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira, orientada pelo administrador municipal, Abel Guerra Paulo.
O mesmo, a ser implementado até 2027, vai permitir organizar e desenvolver um novo bairro residencial, proporcionando infra-estruturas adequadas e espaços urbanos funcionais para seus futuros moradores.
O administrador municipal adjunto para a área Técnica e Infra-estruturas, Garcia Caliqui, sublinhou que o projecto terá áreas residenciais, estabelecimentos institucionais e comerciais.
Vai contar ainda com espaços verdes, como jardins, arborização, parques e praças, para oferecer aos utentes espaços de recreação, lazer e contacto com a natureza.
Terá igualmente uma rede de abastecimento de água potável, que será implantada com pontos de distribuição estrategicamente localizados, para atender todas as zonas do bairro, bem como calçadas largas e acessíveis, para trazer mais conforto e segurança aos pedestres.
Garcia Caliqui adiantou que o projecto prevê também um sistema de esgoto com rede de colecta e tratamento adequado dos efluentes, uma rede eléctrica para garantir o fornecimento de energia para todos os moradores e iluminação pública.
Quanto à rede viária, o bairro Praia vai beneficiar de ruas e avenidas com largura adequada, pavimentadas e sinalizadas, com vista a assegurar uma boa circulação de veículos e pedestres.
A Administração Municipal do Cuito colocou à disposição das populações, em 2022, nove mil e catorze lotes de terra, no quadro do programa da auto-construção dirigida de moradias.
Estes terrenos foram preparados nos bairros Azul II, Caluapanda I, II e III, Calucu, São Júlio, Njele, Bairro Militar e Santa Clara.
O Cuito, o mais populoso município do Bié, conta com mais de 500 mil habitantes, distribuídos pelas comunas do Cunje, Trumba, Chicala e Cambândua.
De 2013 a 2017, mais de 17 mil casas foram construídas na província do Bié, no âmbito da auto-construção dirigida, melhorando as condições de habitabilidade da população local, nos municípios do Cuito, Chitembo, Chinguar, Camacupa, Cunhinga, Catabola, Nhârea, Andulo e Cuemba. JEC/PLB