Humpata – O ministro da Energias e Águas, João Baptista Borges, anunciou, nesta quinta-feira, na Huíla, a reabilitação da barragem das Neves, no município da Humpata, já a partir de Janeiro de 2025, para reforçar o armazenamento de água para irrigação de campos agrícolas da Humpata, Chibia e Lubango.
O ministro visitou a Huíla no inicio da semana, depois seguiu ao Cunene, de regresso voltou a passar pela Humpata, onde avaliou as condições de reabilitação da barragem agrícola das Neves.
João Baptista Borges disse tratar-se de um programa de emergência que deve ser operacionalizado para atender aos efeitos da seca no sul do país.
Sem revelar detalhes da empreitada, assinalou que o estudo de viabilidade para o efeito está concluído desde 2015 e pelo estado de degradação, há necessidade de operacionalizar a reabilitação, para evitar desperdício e assegurar mais água para a irrigação, já que é ela que sustenta o canal da Humpata.
Além da necessidade da reabilitação, disse o ministro, há o desafio da extensão da rede de água na comuna da Palanca e da própria sede municipal.
Em termos gerais, segundo o gestor, o desenvolvimento de projectos de abastecimento de água na província da Huíla é positivo, não obstante haver ainda um número significativo de municípios que não têm sistemas autónomos.
Detalhou que Chipindo, Chicomba, Caluquembe, Quilengues e Cacula são os municípios a priorizar em acções futuras.
A barragem das Neves dista quatro quilómetros a oeste da sede municipal e pelo tempo de vida, o ministério equaciona a construção de uma barragem nova.
Com uma extensão territorial de mil 261 km quadrados, o município da Humpata conta com uma população estimada em 120 mil 772 habitantes. JT/MS