Lubango – O arcebispo do Lubango, Dom Gabriel Mbilingi, exortou hoje, quinta-feira, a população penal da Penitenciária local, a pautarem por uma mudança conduta, dentro fora das cadeias, para que sejam vistos noutro prisma pela sociedade.
O prelado fez tal exortação, quando celebrava uma missa eucarística e pastoral de natal antecipado destinada a mil e 200 reclusos daquele estabelecimento penitenciário do Lubango, tendo reiterado que só sendo boas pessoas, merecerão o respeito dos próximos.
Considerou que a prática de crime nunca é boa, daí que é sempre imprescindível fazer o bem e evitar o mal, porque a cadeia não é um local de conforto, mas sim de reeducação e de reflexão, que visa criar novos, ainda assim é preciso evitá-la.
“Quem está aqui na prisão, é porque naturalmente cometeu algum crime, mas não é o lugar de matar toda a esperança, é um lugar de recuperação e reflexão para quando estiverem com vossas famílias”, disse.
Todavia, o arcebispo considerou que os reclusos merecem uma atenção especial por parte da Igreja Católica e das suas respectivas famílias.
Por sua vez, o director dos serviços penitenciários do Lubango, subcomissário Pedro Luemba, destacou a importância da missa para os reclusos, pois vai servir de barómetro para quando cumprirem a pena mudem de vida.
O evento religioso é uma realização da Associação Cristã de Gestores e Dirigentes (ACGD), que comemora 15 anos de existência a 05 de Janeiro. JT/MS