Luanda - Uma delegação angolana, chefiada pelo ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, participa na 1ª Cimeira Internacional das Cidades Geminadas em todas as Américas, que decorre em San António, nos Estados Unidos da América.
De acordo com uma nota enviada hoje à ANGOP, no encontro, que decorre de 29 a 31 deste mês, os participantes estão a abordar, dentre outros assuntos, as oportunidades de colaboração, melhores práticas internacionais sobre a geminação das cidades e potencialidades de negócios.
No evento, os participantes estão igualmente a analisar modelos inovadores e sustentáveis de cooperação entre cidades, com foco na economia, desafios globais e diplomacia cultural, pretendendo, este encontro, ser uma plataforma de partilha e discussão sobre o legado histórico e cultural da diáspora africana em todas as Américas, do Canadá ao Chile.
À margem do evento, será feito um balanço do estado de implementação do Acordo de Geminação em vigor entre Luanda e a cidade de Houston.
De igual modo, serão exploradas outras oportunidades de geminação entre cidades angolanas e norte-americanas, nomeadamente Cabinda com Lafayette e Malanje com Hampton, no Estado da Virgínia.
Integram a delegação angolana ao evento os governadores de Cabinda, Mara Quiosa, e de Malanje, Marcos Nhunga, os vice-governadores de Luanda para o sector político e social, Manuel Gonçalves, e de Cabinda para as infra-estruturas e serviços técnicos, Agostinho da Silva, entre outros responsáveis.JAM/MCN