Mbanza Kongo – Uma adolescente, de 13 anos de idade, foi sequestrada e abusada sexualmente durante cinco dias por três indivíduos na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire.
A informação foi avançada esta quinta-feira à imprensa, pelo porta-voz em exercício do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, inspector Nicolau Modelo Garcia, durante o acto de apresentação de grupos de supostos marginais.
Explicou que o facto aconteceu por volta das 18 horas do dia 29 de Outubro, quando adolescente saía de uma farmácia, tendo ao longo da via sido interpelada por três supostos meliantes mascarados e munidos de armas brancas (facas).
“Por meio de ameaças, os acusados já detidos pela Polícia Nacional, levaram a criança para uma zona recôndita da cidade, sita no bairro Cazanga, onde ficou refém durante cinco dias”, explicou o porta-voz.
Durante esse período, acrescentou a fonte, os supostos violadores com idades entre os 15 e 17 anos, ameaçavam de morte a menor caso denunciasse a ocorrência e lhe obrigavam a consumir droga de tipo cannabis, vulgo liamba.
Informou que a detenção desses três marginais resulta de uma denúncia de populares às autoridades.
A situação acontece numa altura em que a provedora de justiça, Florbela Araújo, que trabalha no Zaire ter defendido, quarta-feira, em Mbanza Kongo, o agravamento da moldura penal para os cidadãos que se enveredam pelo abuso sexual de crianças no país.
Os acusados serão presentes ao Ministério Público nos próximos dias, para a tramitação processual. JL