Sumbe- A estudante da 9ª classe Stiviandra João, da escola do I ciclo de ensino secundário "4 de Abril”, venceu, esta quinta-feira, na cidade do Sumbe, província do Cuanza-Sul, o concurso olimpíadas de Matemática, ao totalizar 17 valores.
Na segunda posição ficou o estudante Iliandro dos Santos, do colégio da Quibaula, com 15 valores, enquanto lugar Lucilia dos Santos, do Complexo Escolar do É, ocupou o terceiro lugar, com 14 valores.
No ensino primário, concretamente, na 6ª classe, venceu a luna Beatriz Narciso, do complexo Escolar do É 15, com 10 valores, enquanto Tong Tran, da escola 373 e Elias Israel, escola primária do Cató, ocuparam o segundo e o terceiro lugares, com nove e sete valores respectivamente.
O concurso abarcou, igualmente, o xadrez na comunidade, com o objectivo de estimular o estudo da Matemática e contribuir para melhoria da qualidade da educação, bem como desenvolver o raciocínio lógico e despertar nos alunos o gosto pela Matemática.
A organização promoveu, também, um concurso de artes visuais com os alunos do liceu da Quibaúla, que demostraram imagens realistas, abstratas e figurativas, cujo prémio foi conquistado pela estudante Manuel Gando,secundado por Emílio Pinto, ao passo que Rosário Carneiro ficou na terceira posição.
Decorrido sob o Lema ‘’ Construindo caminhos do desenvolvimento local, mais ciência, mais desenvolvimento das comunidades”, as olimpíadas de Matemática serviram para estimular o estudo da disciplina, contribuir para melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos, promover inclusão social e incentivar o aperfeiçoamento dos professores.
O evento foi promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) no Cuanza-Sul, com apoio do gabinete da Educação e da Administração do município doSumbe.
Na ocasião, a responsável do FAS no Cuanza Sul ,Carolina Sanito, destacou a entrega dos alunos no concuso que promoveu a interação social entre alunos de diferentes escolas, estractos sociais e localidades, desenvolver e despertar o gosto pela Matemática e pelas artes visuais.
Por sua vez, o chefe do departamento de Ciência e Tecnologia e Inovação do gabinete da Educação no Cuanza-Sul, José Diquinho, disse ser um incentivo para os alunos estuarem mais e terem habilidades em vários domínios.
“As olimpíadas valorizaram e motivaram os conhecimentos, a velocidade de raciocínio e a participação social interactiva, que motiva os professores e alunos a melhorarem o seu desempenho”, rematou.
Os vencedores do evento, que contou com a participação de 20 estudantes de igual número de escolas do município do Sumbe, receberam didácticos, medalhas e taças.
Também participaram da actividade os serviços de saúde, Instituto Nacional de Segurança Social , Registo Civil, Serviços de identificação com vista a representarem os seus serviços do dia a dia.
As escolas Complexo Escolar Francisco Ramos da Cruz, Escola Primária do Cató,Escola Primária da Terra Prometida foram agraciados com Kits de xadrez para contribuir no conhecimento e habilidades sobre o desporto do Xadrez. SN/Lc/ALH