Luena – Uma adolescente de 15 anos suicidou-se na cidade do Luena, província do Moxico, após testar positivo a um exame de gravidez, soube hoje a ANGOP.
O facto ocorreu no bairro Sinai-velho, arredores do Luena, quando a adolescente, de nome Sofia Calei, foi levada pela sua mãe a uma farmácia com o intuito de realizar um teste de gravidez face aos sinais que apresentava.
Após a confirmação do teste realizado, a adolescente dirigiu-se à residência, onde vivia apenas com o pai e um dos irmãos, e cometeu o suicídio no interior do seu quarto.
Conforme o irmão mais velho, Folião Calei, a malograda cometeu o suicídio poucos minutos depois de chegar a casa, com auxílio de uma corda.
“Ela própria foi à casa da mãe pedir para que fizesse teste de gravidez, após o resultado, sem darmos por conta, suicidou-se”, lamentou.
A província do Moxico tem registado vários casos de suicídios, que envolvem crianças.
Há três meses, uma criança de nove anos de idade suicidou-se, igualmente, no Luena, depois de brigar com um irmão mais velho.
Esta ocorrência tinha sido registada no bairro Tchiteno, arredores da cidade do Luena, quando o menor, de nome Cláudio Domingos, enforcou-se no interior do quarto dos seus pais, após lutar com o irmão.
Num outro caso, uma criança de oito anos de idade suicidara-se no bairro Sinai Novo, supostamente sem qualquer razão, na varanda da residência onde vivia com os pais, também usando uma corda.
A província do Moxico tem mais de um milhão de habitantes, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), sendo que metade da população (593 mil pessoas) tem menos de 19 anos. TC/YD