Luena – Uma criança de nove anos de idade suicidou-se no Luena, província do Moxico, depois de brigar com um irmão mais velho, soube, esta quarta-feira, a ANGOP.
O facto ocorreu no bairro Tchiteno, arredores da cidade do Luena, quando o menor, de nome Cláudio Domingos, enforcou-se no interior do quarto dos seus pais, após lutar com o irmão.
“O menor, motivado pela raiva, recolheu uma corda sem o conhecimento dos adultos e dirigiu-se ao quarto dos pais, onde se pendurou num barrote”, lê-se numa nota da Polícia Nacional, sobre a situação de segurança pública na província, nas últimas 24 horas.
Este é o segundo caso de suicídio que envolve um menor de idade, num intervalo de um ano, na cidade do Luena.
Em Novembro de 2022, uma outra criança de oito anos de idade suicidou-se no bairro Sinai Novo, supostamente sem qualquer razão, na varanda da residência onde vivia com os pais, também usando uma corda.
Naquela mesma semana, um jovem de aparentemente 21 anos de idade tirara, igualmente, a própria vida, após suposto desentendimento com o pai.
Nas últimas 48 horas, registou-se um outro caso de suicídio no bairro Social da Juventude, onde um professor reformado, sem razões aparentes, se suicidou de acordo com a Policia.
Já na última semana de Outubro do ano corrente, a ANGOP noticiou três casos de suicídios registados na província do Moxico, num espaço de 72 horas, praticados por cidadãos de 46, 63 e 80 anos, motivados pela crença no feiticismo.
Os suicídios ocorreram nos municípios do Léua, a 62 quilómetros a leste do Luena, e Moxico (sede provincial).
A província do Moxico tem aproximadamente um milhão de habitantes, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).TC/YD