Caxito – Sessenta e seis bolsas de sangue, equivalente a 33 litros foram doados pela Brigada Jovens Solidários (BJS) do Bengo, no quadro do programa das suas actividades, informou hoje, em Caxito, o secretário provincial da organização, Mateus Morais Cambolo.
Em declarações à ANGOP, o responsável informou que 44 foram doadas ao Hospital Provincial do Bengo e 22 ao Hospital Geral da Barra do Dande, para reduzir a escassez de sangue nestas unidades hospitalares.
A acção serviu para atender “o grito de socorro” lançado pelas unidades sanitárias de referência com vista a atenuar a carência de reservas de sangue com que se debatiam.
Segundo Mateus Cambolo, o gesto solidário mobilizou mais de 80 jovens, mas levaram apenas para comuna da Barra do Dande 50 jovens, dos quais 22 depois da triagem conseguiram fazer a doação.
A meta traçada, disse, era doar cerca de 100 litros de sangue, não conseguida devido as dificuldades encontradas na transportação de jovens doadores para as unidades hospitalares.
Na próxima fase, avançou, será contemplado o Hospital Regional dos Dembos, em Kibaxe, para atender eventuais casos da falta de sangue de pacientes provenientes dos municípios do Bula Atumba e Pango Aluquém.
O director do Hospital Geral da Barra do Dande, Bernardo Lopes, disse que o gesto veio aliviar a falta de sangue, pois a unidade hospitalar encontrava-se sem qualquer bolsa em stock.
Bernardo Lopes apelou às demais organizações juvenis, pessoas colectivas e individuais a seguirem o mesmo exemplo, doando sangue nas distintas unidades hospitalares da província.
No Bengo, a Brigada de Jovens Solidários (BJS) foi fundada em 16 de Agosto de 2014 e possui mais de 300 jovens, sem fins lucrativos com vista a doar sangue nas diversas unidades hospitalares da província.