Lubango - Vinte novos casos de Covid-19 foram registados, nas últimas 24 horas, na província da Huíla, com um óbito, informou hoje, quarta-feira, no Lubango, o chefe de departamento de Saúde Pública e Controlo, Paulo Luvangamo.
Ao todo foram realizados 58 testes de detenção de qualidade do anti-génio, dos quais 20 resultaram positivo, reportados por unidades sanitárias do município do Lubango, Quilengues e Chipindo.
Os casos deram-se em cidadãos sem imunidade, ou seja, sem a vacina ou com apenas uma dose.
Em declarações à ANGOP, Paulo Luvangamo, realçou que a situação é preocupante, pois a principal causa do aumento é o desrespeito às medidas de segurança, como o não uso da máscara, a inobservância de lavagem ou desinfestação das mãos com álcool, bem como o desinteresse, por parte algumas pessoas em apanhar a vacina.
Destacou que na província, a vacinação continua a decorrer, pois ainda existe uma população de um milhão, 723 mil 329 por vacinar. Até ao momento a cobertura com uma única dose é de um milhão 374 mil 959 pessoas, 505 mil têm duas doses e 46 mil 508 com a doses de reforço.
A nível da província da Huíla estão contabilizados três mil 737 casos acumulados, 320 óbitos, três mil 560 recuperados e 40 activos, destes seis em Quilengues, 27 no Lubango e oito casos no município de Chipindo.