Viana – O atleta do Petro de Luanda, Severiano Vicente, venceu nesta segunda-feira a II edição do “Grande Prémio Dipanda” em atletismo, disputado em Viana, com o tempo de 32 minutos, 21 segundo e 21 décimos, num percurso de oito quilómetros.
A segunda posição coube a Francisco Escovinho, do clube de Hocupuluka, cronometrando 33 minutos, nove segundo e 73 décimos, enquanto na terceira posição ficou Simão Manuel, da Escola Dibondo, com o tempo de 33 minutos, 25 segundo e sete décimo.
O atleta do clube da polícia de intervenção rápida do Huambo, Constantino Vieira, com o tempo de 33 minutos e 49 segundo ficou no quarto posto, enquanto Manuel António, da escola Dibondo, com o tempo de 38 segundo e 67 décimos quedou-se na quinta posição.
Já na classificação geral feminina, arrebatou o prémio, Josefina Baptista, do clube caminhada do Kilamba, da província de Cuanza Sul, com o tempo de 39 minutos, 56 segundo e 58 décimos.
Nos atletas paralímpicos, em masculinos, a vitória coube a Miguel Sebastião, com o tempo de 36 minutos 34 segundo e 20 décimo. Na segunda posição ficou Manuel Jaime, com o tempo de 37 minutos,35 segundo e 84 décimos.
Artur Francisco ocupou o terceiro lugar, com o tempo de 40 minutos, 47 segundo e 84 décimos.
Na categoria de paralímpicos em femininos, a atleta Helena Quintas ficou em primeiro lugar, com o tempo de 49 minutos, 50 segundo e 33 décimo, enquanto Esperança Bota obteve o segundo lugar, com o tempo de 52 minutos, 50 segundo e 59 décimos.
Arminda António saiu-se na terceira posição nesta categoria, com o tempo de 55 minutos, 44 segundo e 47 décimos.
Na lista de premiação consta igualmente o concorrente mais velhos da prova. Carlos Catete conquistou o primeiro lugar fazendo 51 minutos, 54 segundo e 98 décimo, enquanto na classe feminina foi consagrada, Núria Bernardo, com 56 minutos e 43 décimos.
Os vencedores receberam, além dos trofeus, 150 mil kwanzas o primeiro classificado, 120 mil o segundo, 100 mil o terceiro, 70 mil o quarto e 50 mil o quinto.
Os vencedores da classe dos adultos e dos paralímpicos receberam 50 mil kwanzas cada.
Nesta edição participaram 88 atletas de nove clubes, nomeadamente, Petro Atlético de Luanda, Bicho do Mato, Escola Dibondo, Hokupuluca, Caminhada do Kilamba, 4 de Junho do Huambo, Chiwewe Sport Clube do Huambo e Sport Uíge Clube.
A 2ª edição do grande prémio Dipanda de atletismo de Viana acontece em alusão aos 49 anos da independência naciona, que hoje se assinala. AA/HDC/MC