Luena – Autoridades sanitárias da província do Moxico iniciaram, esta quarta-feira, com a campanha de rastreio do cancro da próstata, no Hospital Militar local, no âmbito do “Novembro Azul”, mês dedicado à consciencialização desta doença.
De acordo com a coordenadora da campanha, Clotilde Wiliam, a referida iniciativa se estenderá a outras unidades sanitárias públicas, a partir de sexta-feira até dia 21 do corrente mês, abrangendo todos cidadãos que tencionam realizar este exame.
Disse que este rastreio é fundamental, principalmente para os pacientes maiores de 40 anos, uma vez que ajuda a identificar, de forma precoce, eventuais sintomas da doença.
Um dos sinais da doença, conforme a responsável, é a dificuldade no acto de urinar, dores sucessivas nas costas e colunas, bem como mal-estar constantes, devendo o doente solicitar, de forma imediata, um acompanhamento médico.
A dificuldade no acto de ejaculação, bem como na erecção são algumas das consequências da próstata, conforme a responsável.
No período homólogo anterior foram rastreadas, na província do Moxico, 156 pessoas, das quais sete apresentaram sintomas da doença.
O cancro da próstata é um tumor maligno que se desenvolve na próstata, uma glândula exclusivamente masculina, situada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, o canal por onde passa a urina em direcção ao exterior.
É uma das neoplasias mais frequentes no homem, sendo a segunda causa de morte por cancro na população masculina. TC/YD